quinta-feira, 1 de agosto de 2013

COLEÇÃO - Turma da Mônica - Laços


Oi gente! Desde já, peço desculpas pela demora, pois devido ao corre -corre diário, fica difícil manter uma continuidade legal para o blog, mas como o CEJAVIU é um hobby meu, vou tentar aumentar a quantidade de postagens com o tempo. Mas vamos ao que interessa... Pensei muito (Observando minha modesta coleção) pra decidir qual seria meu primeiro post sobre quadrinhos... E pensando nisso resolvi falar sobre essa HQ que, de certa forma, representa a minha ( E acredito que de muita gente) iniciação no mundo da leitura e dos quadrinhos logicamente!
Turma da Mônica - Laços. Essa  é a segunda HQ do projeto Graphic MSP, com releituras da Turma da Mônica por vários artistas, esta pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi, em formato de Graphic Novel.
(A primeira, foi  Magnetar, com o Astronauta, que vou  falar em breve, mas primeiro as damas... - Risos)
- Floquinho desapareceu. Para encontrar seu cachorro de estimação, Cebolinha conta com os amigos Cascão, Mônica e Magali e, claro, um plano "infalível".
Em "Laços", os irmãos Vitor e Lu Cafaggi levam os clássicos personagens de Mauricio de Sousa a uma aventura repleta de emoção, lembrança e perigos.

Sabe aqueles filmes clássicos de sessão da tarde, como Goonies, Garotos perdidos e outros mais do mesmo gênero dos anos 80? Essa Graphic Novel segue a mesma linha de roteiro, que soa mais como uma vasta homenagem. Uma brilhante releitura da Turma da Mônica de Maurício de Souza, onde os  irmãos Vitor e Lu Cafaggi te levam ao um mundo infantil tão puro e ingênuo, que parece estar perdido ultimamente nesse mundo onde as crianças sofrem com uma certa "ADULTIZAÇÃO" por parte de algumas pessoas sem noção. Turma da Mônica -  Laços, fala justamente dos laços que vão da verdadeira  amizade, à união familiar. Lindamente ilustrada, alguns pontos me chamaram a atenção como nas paginas iniciais onde de cara, já vemos o Cebolinha e Cascão respectivamente fantasiados de Peter Pan e Capitão Gancho, fugindo das coelhadas da Mônica, depois de mais um desastroso desfecho de plano infalível da dupla. Esses quadros mostram clara a referência a "terra do nunca", onde as crianças não envelhecem. Afinal, a turma da Mônica comemora 50 anos! (Caramba!) Os flashback's também são uma espetáculo a parte, na revista que tem nesses momentos, arte diferenciada. Outro trecho interessante que define bem a proposta não so dessa edição, mas como de toda obra do Maurício de Souza, foi este diálogo do Cebolinha:
"..A idade de uma pessoa não é medida pela quantidade de anivelsálios que ela fez, mas pelo seu estado de espílito..."


Trecho de "Turma da Mônica - Laços.

Evolução gráfica da Mônica ,com passar dos anos.

Uma abordagem mais ousada na HQ no estilo Mangá "Turma da Mônica Jovem"


Uma história que vai além das situações clichês, como a presença de meninos briguentos  ou de um grande brutamontes (Que de assustador não tem nada), uma noite num acampamento improvisado com direito a "histólias de telor" em volta da fogueira e muito mais. Uma história que mostra crianças mostrando uma lição do que é a verdadeira amizade.
E além disso, se você tem algumas perguntas como, por que o cachorro do Cebolinha se chama Floquinho? Por que só o Cebolinha usa sapatos? Como a turminha se conheceu? Por que foi batizada de "turma da Mônica"?
Então meu amigo nerd, você vai gostar de ler essa HQ!
Mais que recomendada a você, que curte, ou já curtiu em algum momento da vida as revistinhas da Turma da Mônica, que até hoje são sucesso de vendas em todo Brasil!
E, se você acha que história em quadrinhos é coisa pra crianças, você precisa ler esta aqui !
Ao final,  vai descobrir porque a nona arte faz tanto sucesso na cultura pop e vem conquistando cada vez mais espaço até no mundo didático escolar.
Caso não queria ler, pergunte a professora do seu filho!
- Giva.

HQ NIVEL : LEVE PRA CASA!!!

* Ruim       = Deixe mofar na Banca!
* Regular  = Esquecível.
* Boa         = Inoxidável!
* Ótima     = Leve pra casa!!!

Onde encontrar:
www.livrariasaraiva.com.br
www.comix.com.br
Ou na banca mais próxima de você!
Ed. Encadernado - R$19,90
Ed. Capa dura - R$ 29,90

(Postado ao som de Ben harper - "Diamonds on the inside")

Um comentário:

  1. As histórias da Turma da Mônica marcaram gerações e ainda marcam. É bom ver que ainda temos qualidade brasileira nessa área dominada pelos norte americanos. Minha iniciação com a leitura foi com uma HQ da Turma da Mônica, e mesmo que eu não colecione mais essas histórias, vou sempre ter um desvelo especial pelos personagens.

    ResponderExcluir